Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2016

Como registrar as músicas?

Informações atualizadas em 08/04/2019.

Existem algumas formas de se registrar uma música. Você pode ir a um cartório reconhecer firma, você também pode utilizar registros digitais disponibilizados em alguns sites. Colocarei aqui o caminho mais formal e indicado de se registrar uma propriedade intelectual: por meio da Fundação Biblioteca Nacional. É dessa forma que eu registro.

As Propriedades Intelectuais são criações, obras, desde histórias e romances escritos, poemas, projetos e lógico, as composições musicais. Para que possam ter os direitos protegidos os compositores precisam registrar suas obras. A Lei não diz que é uma obrigação, mas você precisará de provas que comprovem que a música é sua, caso alguém plagie a letra ou melodia. Postar as músicas na internet, enviar para o próprio e-mail são exemplos de provas mais fracas se comparada ao registro junto a Biblioteca Nacional. Não existe uma regra que fale que para ganhar os direitos autorais a composição precise estar registrada, porém é muito mais tranquilo divulgar, postar na Internet e gravar se a música estiver registrada. Isso evita, por exemplo, que outras pessoas aleguem serem autores da sua canção.


Como registrar na BN?

As obras para registro deverão ser encaminhadas em um exemplar impresso, devidamente numerado e rubricado em todas as páginas para Fundação Biblioteca Nacional que fica no Rio de Janeiro. Essa cópia ficará guardada em definitivo na Fundação Biblioteca e lógico que o compositor deverá guardar uma cópia com ele. Todos os registros enviados devem ser encaminhados juntamente com o Formulário de Requerimento para Registro, preenchido em letra de forma, datado e assinado conforme a assinatura da identidade, anexando também uma cópia legível do CPF e do RG do autor ou dos autores. Envie por SEDEX para o seguinte endereço: Rua da Imprensa, n. º 16 - 12.º andar - S.l. 1.205 - Castelo - Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20030-120. Se você for do Rio de Janeiro eu acho que dá pra entregar no local, mas não tenho certeza. Se for esse o caso se informe lá e poste aqui para a gente ficar sabendo.

Deve ser pago uma taxa (boleto) no valor de R$ 40,00. Para comprovar o pagamento, o requerente deverá enviar a cópia do comprovante de pagamento. Está tudo lá no site.

A forma que você ira documentar e reunir suas músicas pode variar. Entre vários modos, você pode enviar para registro somente a letra de uma música ou somente a partitura, o que sinceramente não compensa, a não ser que você seja um compositor de uma única música. Há o modo em que se pode registrar várias letras ou várias partituras (ou as duas coisas, de uma vez, o que é o melhor a ser feito). A taxa será unica por remessa. Penso que é nessa questão da partitura que muitos compositores ficam pelo caminho... Falarei sobre isso assim que puder.

Aos amigos compositores espero ter ajudado e qualquer dúvida é só enviar aqui no blog, comentando esse post. Segue abaixo o link da Fundação Biblioteca Nacional. Leia direitinho os documentos explicando tudo o que eu postei aqui de forma detalhada.


Abraços e que 2019 seja um ano inspirador de muitas letras e melodias. E não se esqueçam, antes de divulgar e mostrar suas composições é bacana registrar tudinho. 







110 comentários:

  1. Muito bom, esclareceu muito minhas dúvidas, meus parabéns. e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso para resposta. Eu que agradeço a visita. Atualizei a postagem em 2016 e estarei mais atuante no blog.

      Excluir
    2. ola,boa tarde tambem gostaria de registrar minhas letras de musicas, so que moro em sc sao jose ...ir ate o RIO fica dificil

      Excluir
    3. Ele disse claramente,enviar pelos correios, SEDEX.

      Excluir
  2. ajudou mto!!!!

    EU SOU COMPOSITORA, TENHO 17 ANOS E COMPUS MAIS D 150 MUSICAS PORÉM NAUM REGISTREI NENHUMA AINDA.. QUERO UMA FONTE CONFIÁVEL PRA REGISTRAR, ALGUÉM PODE ME AJUDAR PFV são musicas gospel.. MEU FACE; Debora Rocker Sts / meu num. 11 980490850

    ResponderExcluir
  3. No cartório mandando autenticar a letra da música que você fez vale como registrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conselho... Esquece cartórios... Segue o caminho que descrevi na postagem. Eu estarei mais atuante no blog. Desculpe a eternidade de demora para responder.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Uma amiga quer registrar as músicas dela. No momento ela só tem quatro músicas. Eu disse pra ela ir num cartório mas, não sei em qual cartório ou se tem algum lugar específico pra isso. Qual seria a melhor opção no caso dela e quanto custaria mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o caminho que coloquei na postagem. Qualquer dúvida é só mandar a pergunta. Estarei mais atuante no blog.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Tenho uma banda,e nós temos umas músicas,e queremos registra-las,como registramos?
    Em qualquer cartório podemos registrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor forma é pela Fundação Biblioteca Nacional, onde os compositores consagrados também registram suas obras. O caminho eu coloquei na postagem..
      Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. João Vinicius. Queria saber se é certo registrar minhas Letras no Saite www. musicasregistradas. com. BR?

      Excluir
  6. Eu tenho um funk q aí bombar na internet quero registra

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um funk q aí bombar na internet quero registra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho para registrar as músicas está na postagem, inclusive os links. Atualizei as informações no dia 29/02/2016. Se tiver dúvidas manda a mensagem aqui ou para jvcompositor@gmail.com
      Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Segue a resposta Biblioteca Nacional de música

      Excluir
  8. muito bem estou querendo muito registrar uma obra minha só que quero procurar um cartório ou algo do tipo (poupa tempo e tals) e tbm quero saber se esse blog está
    ativo ainda

    ResponderExcluir
  9. Gente fofa, o colega foi muito claro no post; procurem a Biblioteca Nacional ou Escola de música da UFRJ; sãos os órgãos reconhecidos pela Lei brasileira!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pra você compositor. .. hoje é o nosso dia
    15 de janeiro dia do Compositor

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pra você compositor. .. hoje é o nosso dia
    15 de janeiro dia do Compositor

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma banda na qual sou o fundador e componho as letras das músicas, as músicas antigas eu que compus o instrumental também, como devo fazer para registrar o nome da banda em meu nome e as músicas em geral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como registrar as músicas eu já coloquei aí na postagem. Qualquer dúvida é só comentar aqui. Registrar nome de Banda já é outro caminho. Deve requerer o seu registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O representante da banda (pessoa física) deve comparecer ao instituto munido de CPF e de algum outro documento que comprove o exercício da profissão de músico (carteira da OMB ou do Sindicato ou a autonomia do INSS). O site é
      www.inpi.gov.br

      Valeu...

      Excluir
  13. muito bom o seu trabalho, parabéns! Sou compositor e acabei de criar um blog, estou incluindo minhas músicas, quando der passa lá para deixar sua opinião, será ótimo ouvir receber comentário de alguém com o seu talento. O meu blog é esse: http://nanofreita.blogspot.com.br/
    Mais uma vez parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nano. Visitei o teu blog e ouvi suas composições... Que bacana também os desenhos. Artista completo. Parabéns parceiro e o que precisar estamos aí.

      Excluir
  14. Ola sou Manoel e tenho algumas composições já registrada caso alguém. Queira entrar em contato 11966033999. Hoje vou bebe

    ResponderExcluir
  15. Ola moro no Itaquera e tenho muitas letras de forró sertanejos arrochas e funk e outras como sofrença vou leva minha vizinha pra comer la em casa

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    é obrigatório estar com cifra, ou partitura... Ou pode ser só a letra!

    ResponderExcluir
  17. Olá Jackeline. Pode ser só a letra, inclusive é dessa forma que costumo fazer. Segue direitinho os passos que descrevi na postagem, e qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  18. Pergunta da Camila Jesus:
    ola, meu nome é Camila e sou compositora iniciante, por isso, tenho algumas dúvidas. visitei seu blog e vi que é compositor, então acho que pode me esclarecer uma duvida. por volta de quanto é o valor minimo dos direitos de uma letra de música?

    R: Oi Camila.
    O valor em relação aos direitos autorais é em relação a exposição da música. Sendo assim, os valores são gerados conforme a quantidade de vezes que a música é executada na rádio, na tv e etc.
    Agora se a pergunta é quanto custa uma música (vender).... A música pertence ao compositor e não pode ser vendida para outro (de forma oficial). O que o compositor pode fazer é permitir que outra pessoa ou banda grave e use suas músicas. Quem recebe a música pode até pagar (um agrado) ao compositor pela exclusividade daquela canção, mas não é uma prática padrão. Já registrou suas músicas?
    Qualquer dúvida estamos aí...
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Cara, uma coisa que eu não entendi, essa taxa de R$20,00 é por cada música, ou por cada envio? Tipo, se eu enviar 4 músicas, eu pago R$80,00, ou pago apenas os R$20,00 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por cada envio, desde que encadernados direitinho, como se fosse um livro de músicas. Então com R$ 20,00 você pode registrar quantas quiser.
      Qualquer dúvida estarei por aqui.

      Excluir
    2. As músicas não podem estar somente anexadas, devem estar encadernadas?

      Excluir
  20. Após enviar as musicas via Sedex junto com o comprovante de pagamento como se confirma que as musicas estão mesmo registradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí tem que aguardar. Mais ou menos depois de 3 meses você recebe o certificado em casa (carta).

      Excluir
  21. Outra pergunta.. se vc registra só a letra não tem receio de alguem se apropriar da melodia de sua musica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até existe, mas você vai ter em seus arquivos particulares (computador, gravações) datados de garantia. Se acontecer de alguém gravar algo exatamente com a tua melodia, você terá que entrar com um processo. Isso aconteceria também se a partitura tivesse sido registrada.
      O que eu faço: Registro minhas letras; Faço minhas gravações caseiras; Guardo cópias devidamente datadas na internet (nuvem, Dropbox, Google Drive, etc)

      Aí se acontecer de alguém se apropriar, eu terei um arquivo com data anterior, ou seja, só vão conseguir copiar minha música depois que ela passa existir)... Entendeu?

      Mas finalizando, isso é apenas precaução. Muitos compositores registram apenas as letras.


      Agora existem programas que montam partituras, mas você precisa ter esse conhecimento, precisa saber ler e ter percepção para desenvolver sua partitura.

      Excluir
  22. Outra pergunta.. por este caminho tem como registrar a melodia enviando uma midia com o audio? Ja li algo sobre isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo. Apesar de existirem outras formas de registrar composições, o registro na F. Biblioteca Nacional é o padrão, é a forma mais utilizada e formal.
      Qualquer dúvida estamos aqui!

      Excluir
  23. Realmente muito esclarecedor o texto.Há muito tempo procurando uma reposta para isso,agora achei.
    Aqui em Santa CATARINA até registram em empresas de marcas e patentes por um preço absurdo,não tem nem lógica.ACHO QUE ESSE É O MELHOR CAMINHO que achamos até agora !!!E precisa registrar gente...eu já tive uma música roubada,é muito ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é forma padrão e também mais segura. Muito obrigado pela visita.

      Excluir
  24. Dúvidas enviadas no meu e-mail

    Boa tarde,

    Amigo sou compositor, mas não tenho nada registrado e sou novo no ramo!

    Adorei sua postagem do blog, mas ainda fiquei com algumas duvidas, agradeço se puder me ajudar.

    * O valor para registro de uma musica é de R$20,00, e se eu for registrar mais ? no meu caso seriam (65 composições) o valor ficaria quanto ???


    E se eu enviar por SEDEX para o seguinte endereço: Rua da Imprensa, n. º 16 - 12.º andar - S.l. 1.205 - Castelo - Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20030-120. (que o sr. descreveu) como eles fazem para mandar de volta? algum selo alguma coisa ?

    Agradeço meu amigo e colega do mesmo ramo.

    Um forte abraço

    Att. Andrei Ferreira
    Palmeira das Missões - RS
    ---------------------------------------------------------------------

    Bom dia amigo.

    Vamos às respostas:

    O valor é por pasta registrada (encadernado). Ou seja, 65 músicas é o mesmo preço de 1. = 20,00 reais. Então não importa a quantidade, será o mesmo valor.
    Quando você envia as músicas, vai junto um formulário devidamente preenchido, com suas informações, inclusive endereço. Depois de uns 3 meses eles enviam para sua residência o certificado.

    Valeu!

    ---------------------------------------------------------------------

    Então eu faço um formulário para cada música;
    Por exemplo tenho 65 músicas = 65 formulários;
    Posso encaderna-las , mas daí tenho que numerar as páginas de 1 á 65 né ?
    ou uma página pra cada?

    Agradeço demais pela sua resposta!
    Você é o cara!

    Vlw mesmo pela ajuda.

    Abraço

    ---------------------------------------------------------------------

    Apenas 1 formulário. Você ira registrar como se fosse um livro de letras de músicas. Também pode incluir as respectivas partituras se você desejar.
    Dá um título para o caderno de música (escolha o nome de uma das músicas), faça um índice e numere cada página. Rubrique (ou assine) cada página do encadernado.


    Entre no site da bn que tem tudo explicadinho lá também, mas também eu estou a disposição para resolver dúvidas.

    Abraço...

    ResponderExcluir
  25. CARA VC ME AJUDOU BASTANTE A RESPEITO DE COMO DEVO REGISTRAR.
    TINHA VARIAS DUVIDAS, MAIS SUA POSTAGEM E OS COMENTÁRIOS ME AJUDARAM MUITO. VLW,FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  26. Opa, tudo bem amigo?

    Tenho uma música em parceria com outro compositor, porém moro em SC e ele em SP. Preciso registrar a música, mas no Formulário de Registro pede a assinatura dos requerentes. Uma vez que a distância impossibilita que ele assine o Formulário, como faço pra registrar dessa maneira? Caso preencha somente os dados dele, mas não haja a assinatura, a música poderá ser registrada no nome dos dois compositores?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A assinatura é do requerente principal. Nesse caso o teu parceiro fica como co-autor ou até mesmo como colaborador da obra.

      Excluir
  27. Olá João! Tenho um amigo e ele me afirmou que a música enviada para o meu próprio e-mail, já serve como um registro também. Isso procede? Realmente a obra estaria segura?

    ResponderExcluir
  28. Olá João! Tenho um amigo e ele me afirmou que a música enviada para o meu próprio e-mail, já serve como um registro também. Isso procede? Realmente a obra estaria segura?

    ResponderExcluir
  29. Eu realmente achava que dava pra registrar composições pelo cartório. Por que você me aconselha a não fazer esse procedimento? E ao fazer o diz esse seu texto, como terei certeza de que minha música foi corretamente registrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biblioteca Nacional é o Órgão do Governo que cuida disso. É seguro. Eu atualizei a postagem e lá eu respondi sua pergunta. Abraço.

      Excluir
  30. E onde eu consigo o Formulário de Requerimento para Registro?

    ResponderExcluir
  31. são boas as dicas, mas acredito que deveria haver formas mais simples, sem ter que enviar para essas distancias e esperar tando. deveria ter uma disposiçao de registros on-line, seria mais rápido.

    Elss - marabá - pa.

    ResponderExcluir
  32. são boas as dicas, mas acredito que deveria haver formas mais simples, sem ter que enviar para essas distancias e esperar tando. deveria ter uma disposiçao de registros on-line, seria mais rápido.

    Elss - marabá - pa.

    ResponderExcluir
  33. são boas as dicas, mas acredito que deveria haver formas mais simples, sem ter que enviar para essas distancias e esperar tando. deveria ter uma disposiçao de registros on-line, seria mais rápido.

    Elss - marabá - pa.

    ResponderExcluir
  34. Na escala de 1/2 tom eu dividi em 1/4 de tom e encontrei uma sonoridade muito interessante eu alterei a ordem natural da escala. Estou gravando um CD com várias músicas,nas 7 notas da escala eu alterei 4 e consequentemente mudou todos os sons das 7 notas. É possível registrar essa alteração? Onde? Pois até o final do ano quero divulgar o meu trabalho.

    Marco. Assis - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa. Mudança de tom não exige um novo registro. O mesmo acontece se vc resolver alterar algum trecho da melodia. Abraço.

      Excluir
  35. Sou compositor e quero registra minhas músicas,
    Eu li o blogspot mais não tenho condições de grava elas
    Tipo em bandas me da umas dicas ae??

    ResponderExcluir
  36. Sou compositor e quero registra minhas músicas,
    Eu li o blogspot mais não tenho condições de grava elas
    Tipo em bandas me da umas dicas ae??

    ResponderExcluir
  37. Bom dia. Como faço se as músicas são do meu pai e ele é falecido?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia. Como faço se as músicas são do meu pai e ele é falecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se vc é a unica filha que tem interesse no registro das obras dele registre no seu nome. É melhor fazer essa homenagem para ele do que deixar tudo se perder no tempo. Mas aconselho o registro em conjunto com todos os irmãos para evitar problemas caso essas musicas gerem dinheirinhos no futuro. Todos os filhos teriam direito. Inclusive sua mãe. Mas um advogado poderá te instruir melhor. Abraço.

      Excluir
  39. Ola,eu sou compositor desde a 6°serie,e tenho ao torno de 20 musicas,mas para registrar tem que ser maior de idade?e também se voce tiver uma banda. Todos os integrantes também tem o direito do registro e assinatura da letra de música?

    ResponderExcluir
  40. Ola,eu sou compositor desde a 6°serie,e tenho ao torno de 20 musicas,mas para registrar tem que ser maior de idade?e também se voce tiver uma banda. Todos os integrantes também tem o direito do registro e assinatura da letra de música?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A música pertence aos compositores dela. Se a banda fez a música junto, todos são autores. Agora não confunda arranjo e produção musical com autoria de letrar e melodia. Só quem fez letra e melodia são os compositores da música. Se não for maior de idade, seu pai ou mãe podem ser seus procuradores. Entra lá no site da Biblioteca Nacional que está tudo explicado.

      Excluir
  41. Sinceramente acho que falta às pessoas um conhecimento legal sobre o assunto. Em primeiro lugar, ressalta-se que a lei diz a autoria INDEPENDE de registro, e que é facultado ao autor o registro. O art. 18 da Lei nº 9.610/98 diz: "a proteção aos direitos de que se trata esta Lei independe de registro". Já o art. 19 do mesmo diploma legal atesta que "é facultado ao autor registrar a sua obra no órgão público definido no 'caput' e no § 1º do art. 17 da Lei nº 5.988/73". Esse § 1º fala da Biblioteca Nacional e outros órgãos. Pois bem! Se você é compositor, basta fazer qualquer coisa para provar que escreveu sua letra e fez a melodia. Se você jogou isso na internet, não importa se num desses sites de registro, ou no youtube, ou pelo correio, ou pelo cartório, já tem uma prova bem convincente para possível discussão judicial. O desconhecido da lei, infelizmente, levam as pessoas a conclusões antecipadas, dizendo que só confiam na Biblioteca Nacional ou UFRJ, o que não é verdade. A lei assegura a prova de qualquer forma, seja ela testemunhal, digital ou outro meio. Dizer que esse ou aquele é mais seguro ou "procedimento padrão", no meu entender em nada contribuiu e distancia-se muito do que diz a lei sobre o registro. Vale repetir: a proteção a direitos independe de registro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Na hora "h" de defender a autoria de uma música vc vai precisar de provas. Algumas são mais fortes (registro junto ao órgão do Governo q cuida disso - através da Biblioteca Nacional) e outros são mais fracos (como enviar para e-mail) ou postar no Youtube (correndo risco de roubarem seu tema - q é tão importante quanto a música)... Não conheço quem tenha ganho processo utilizando apenas a postagem no Youtube, se vc conhcer alguém seria legal relatar aqui pra nós... Já o comum e inquestionável é o documento que vc recebe da BN de que aquelas musicas te pertence. Enfim, eu e os 98% de amigos compositores utilizamos o registro junto a BN. Uma Editora também ajuda a proteger, ou melhor, a cuidar dessa legalidade caso opte por uma editora, mas mesmo assim, antes, interessante registrar, depois edite a musica. Obrigado pela participação. Abraço.

      Excluir
  42. Amigo, sou um compositor da Paraíba e goataria de saber sua opinião sobre a ordem dos músicos.. é seguro fazer um registro lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A profissão no nosso país não exige sindicato ou associações, mas quando vc for gravado por alguém e requisitar os direitos autorais, vc vai precisar estar associado a alguma entidade filiada ao ECAD... senão não recebe o dim-dim. Uma editora pode te axiliar. Abraço

      Excluir
  43. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  47. Posso comprar uma musica de um compositor que ainda não registrou e resistrá-la como seu eu tivesse compositado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do compositor. Se ele permitir ou se te vender o direito autoral pela música 🎵. Mas isso tem que ser documentado porque se não pode te trazer muitas complicações se no futuro o verdadeiro autor quiser reivindica o direito pela música.

      Excluir
  48. Sou m compositor e tenho interesse em registrar meus trabalhos,porém tenho bastantes dúvidas ainda com respeito aos procedimentos...

    ResponderExcluir
  49. Sou compositor e tenho interesse em registrar meus trabalhos para proteger meus direitos autrarais,entretanto tenho dúvias de como devo proceder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Siga as dicas da postagem. Vai no site da Biblioteca Nacional que tem tudo lá. Abraço

      Excluir
  50. Gostaria de receber em meu e mail informações mais clara de como registras minhas composições pela internet...

    ResponderExcluir
  51. Não entendi o que significa partitura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partitura 🎼 são as notas musicais 🎶 da letra da música.

      Excluir
    2. Obrigado Raquel. estou ausente desse blog, mas percebi que o pessoal continua visualizando. Vou gravar um vídeo com todas essas informações pra ficar mais facil. Abraço

      Excluir
  52. Bem, estou engatinhando nessa área, mas com interesse de crescimento; entao preciso de orientações... Claro o que li já me adiantou bastante; tenho algumas letras prontas mas quero saber se para registrar já tem que ter as partituras e melodia -coisas assim- é que tenho definido em minha mente, mas ainda não sei como se faz para passar pro papel, entendi?
    Preciso de ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. registre apenas a letra. Já é alguma forma de garantir a segurança. Quanto a melodia, grave cada musica, voz e violão e envia para o proprio e-mail. É uma prova mais fraca em relação ao registro de partitura, mas já é alguma coisa. Lembrando q essas provas só serão necessárias caso alguém plagie suas músicas. Abraço

      Excluir
  53. Olá. Para registrar não precisa ter a partitura 🎼. Se preferir com a partitura vai ficar com um custo mais alto, porque paga-se o valor por cada música com a sua partitura 🎼. Se registrar sem a partitura paga-se pela coletânea (vinte reais),são 100 páginas cada coletânea ou seja, custa vinte reais para registrar 100 musicas. O correto é registrar na Biblioteca Nacional,ela é o único órgão que defende o dono da obra registrada caso alguém tente plagiar sua obra. Outros tipos de registro não defende o autor que enfrenta um problema com obra plagiado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já há alguns anos é possivel enviar tudo de uma vez por uma unica taxa...os 20 reais. Letra e logo em seguida a partitura, uma atras da outra. Abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
  54. tem algum e-mail que posso entrar em contato ?

    ResponderExcluir
  55. Olá, sou novo no mundo da música e pesquisei bastante a respeito sobre como registrá-las. Mais sempre fica uma dúvida, recentemente vi um vídeo onde uma garota diz ter enviado suas músicas encadernadas.
    Porém logo após o envio ela recebeu um e-mail dizendo que encadernar não é o correto.
    Tenho dúvidas a respeito!

    Existe outra forma além de encadernar ? E qual seria essa forma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na biblioteca nacional está, q tem q enviar em papel A4 sem encadernar ;)

      Excluir
  56. Olá
    Como eu faço para liberar uma música para um cantor fazer gravações? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante a música estar registrada não é regra), mas evita problemas no futuro. Para liberar? É dizer: Pode gravar...kkk. Aí o artista vai fazer a inscrição da música junto ao ECAD (a musica ganha um número de registro). Mas se vc editar (enviar a música para uma Editora Musical) ela , a editora, é que vai poder liberar ou não. O bom de editoras é q elas ficam responsaveis por toda parte burocratica, elas defenderão vc de processos caso precise. Abraço.

      Excluir
  57. Prezado amigo, já compus cerca de 80 músicas no estilo gospel...estao cifradas. Somente dessa forma estou apto a registra-las? Li alguma coisa sobre partituras exigidas...procede? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. você pode registrar apenas a letra (na categoria letra de música)... Clica no link da biblioteca Nacional q está na postagem e terá todas as informações. Só registrar a letra já é uma garantia de segurança. A melodia você pode deixar com provas mais fracas (como enviar uma gravação da música para o próprio e-mail, enfim...). Se no futuro vc precisar comprovar a autoria de alguma dessas músicas, então terá o registro junto a Biblioteca da letra e a melodia por meio do audio em email com a data referente. Abraço

      Excluir
  58. Você é um homem ou uma mulher com idade entre 18 anos e 70 anos e você está interessado em vender seu rim. Este é o hospital certo, você pode alcançar seus sonhos. Escreva-nos gratuitamente, sem parecer de obrigação e estimativa de custos dos principais médicos do Canadá, Índia, Marrocos, Uganda, Paquistão e EUA, etc. Entre em contato com Dr.Bale Cahill agora por e-mail: balecahill77@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. olá eu sou Adriel tenho 15 anos e compus um funk, preciso de informações de como fazer para que meus direitos autorais sejam de valor.
    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não entendi muito bem a pergunta. Mas é interessante registrar, depois enviar uma guia (audio simples da música cantada com uma base simples) para produtores e artistas... Vc pode optar também por uma Editora Musical pra ela cuidar da parte legal e divulgar a música... Se vc for o artista a gravar a música, então deverá fazer a inscrição dela junto ao ECAD.

      Excluir
  60. Olá sou compositora tmbm vc mim esclareceu muita coisa mais mim diga aí tenho 20 letras de músicas como que faço pra registra no meu cartório aq da minha cidade pq as pessoas falam tanta coisa e acaba q n ajuda em nada fico em dúvida do mesmo jeito obrigado??.. aguardando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, desculpe a demora para responder. Estou voltando para o blog só agora por uma serie de razões... Enfim... Respondendo sua pergunta... Se existe um órgão nacional com esse papel, pq vc vai procurar outros meios? Recomendo a Fundação Biblioteca Nacional q descrevo na postagem. Não tem segredo. O as informações do site deles estão bem mais claras. Dá uma olhadinha lá para saber os procedimentos e vai dá tudo certo.

      Excluir
  61. Gostei dos esclarecimento já saiu dúvida a que eu tinha obrigado

    ResponderExcluir
  62. Eu quero registrar minhas músicas, mas quero saber se pode ser feita em outro meio sonoro (outra mídia como um pen drive) e não partitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora para responder. Para registro na Fundação Biblioteca Nacional você precisa escrever as partituras ou pedir que alguém faça esse serviço para você.

      Excluir
  63. Sands Casino & Hotel | Singapore, Singapore | Slot Games
    Slot Games. Sands Casino & Hotel is an 샌즈카지노 exclusive resort located at the Singapore Bayou Sands Resort. The hotel is a convenient 메리트카지노 base for enjoying an exciting 메리트카지노

    ResponderExcluir